terça-feira, 7 de agosto de 2012

Dicas de J.J. Abrams


A importância de mistérios em histórias de ficção.

Posted by Ficção em Tópicos on in inspiração | No Comments



Em mais uma ótima palestra do TED, o criador da série de tv LOST, J.J. Abrams, fala sobre a importância de mistérios em histórias de ficção.

O roteirista inicia sua apresentação chamando a atenção para uma caixa com truques de mágicas que ele comprou décadas atrás e, até hoje, ele nunca abriu. Abrams fala de como essa caixa representa infinitas possibilidades, enquanto defende a ideia de que mistério é o maior catalisador de imaginação.

Ele faz uma analogia entre histórias e a caixa fechada. Ele argumenta que ambas despertam perguntas na mente das pessoas, as fazem levantar hipóteses sobre o seu conteúdo com base no que é visível, e as instiga a acompanhar a revelação dos pequenos mistérios que dão pistas sobre sua importância.

Abrams reforça que ocultar certas informações que permitem um entendimento completo da história é uma forma eficaz de envolver a audiência.

Isso cria um espaço para a imaginação das pessoas construírem ainda mais mistério ao redor do enredo e dos personagens a partir das suas próprias experiências.

O ponto de interrogação estampado na caixa (e no início de toda história de ficção) é uma metáfora simples, mas significativa, que representa uma pergunta a ser respondida, um dilema a ser decidido, um segredo a ser decifrado, uma hipótese a ser provada.

Este vídeo reforça o importante papel das histórias de ficção em ajudar pessoas a investigar os mistérios da sua própria existência.

Assista ao vídeo abaixo (em inglês, com legendas em português).

E você, como usa mistérios para envolver as pessoas em suas histórias de ficção?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...